Normas de Submissão

Orientações Gerais para Autores

Visando orientar os autores e padronizar os artigos publicados, o Conselho Consultivo da Revista Científica Disruptiva estabeleceu as seguintes diretrizes:

.A revista não se obriga a publicar nenhum texto que lhe seja enviado, assim como a devolver os originais. Somente serão devolvidos os textos ao(s) autor(es) em caso de mudanças ou correções sugeridas pelo Corpo Editorial Permanente ou ad hoc. Ao enviar os trabalhos para publicação, seus autores cedem automaticamente os direitos autorais à Revista Científica Disruptiva.

.Os arquivos deverão ser submetidos pelo sistema on-line (Open Journal Systems) no portal da revista, mediante cadastro e criação de login e senha. Excepcionalmente, nos casos de problemas com o sistema, a submissão poderá ser realizada pelo e-mail da revista (revista@cers.com.br).  São aceitas as extensões DOC, DOCX (Microsoft Word). Outros formatos de arquivo (por exemplo, PDF) não serão avaliados.

. Os textos podem ser redigidos em português, inglês, espanhol e, pela via da excepcionalidade, italiano, francês e alemão. Estes devem ter linguagem clara e fluente, além de obediência ao vernáculo do país de origem e é de inteira responsabilidade dos autores.

. Os artigos deverão ser escritos preferencialmente por doutores e terão no máximo três autores/as, além de que o texto esteja dentro das normas estabelecidas pela Revista, devendo ser observado o rigor acadêmico dos artigos e, preferenciamente estar vinculado a um núcleo ou grupo de pesquisa de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.

. Ao submeter o arquivo, todo/s o/os autor/es deverão registrar seu ORCID. (Inserir link: https://orcid.org)

. A permissão para o uso de ilustrações, imagens, tabelas etc., extraídas de outras publicações, assim como quaisquer outras licenças ou aprovações perante entidades detentoras de direitos autorais, é de plena responsabilidade dos autores dos manuscritos. 

. A publicação das colaborações recebidas estará condicionada as avaliações da seguinte maneira: na primeira serão analisados os aspectos relativos à aderência a linha editorial da revista, ausência de similaridade (ineditismo e plágio) e a forma. Na segunda, o editor responsável averiguará se o texto é relevante e o tema pertinente ao contexto e ao momento. Uma vez ultrapassadas essas fases o artigo encontra-se apto para o sistema de avaliação Double Blind Review. Nesse sentido, os pareceristas (membros permanentes ou não) do Corpo Editorial deverão analisar a existência/inexistência de aspectos relacionados a consistência teórica (quadro teórico bem desenvolvido e articulado, com conceitos claramente definidos, revisão bibliográfica completa e apropriada e, quando for o caso, hipóteses bem construídas) e a dimensão do conhecimento substantivo (o artigo deve estimular reflexões e debates e explicitar suas implicações relevantes para prática e pesquisa em direito com ênfase em Novas Tecnologias e/ou Ensino Jurídico e/ou Sociedade em Transformação).

. O autor receberá uma correspondência eletrônica da Editoria da Revista confirmando o recebimento dos trabalhos, bem como a lista daqueles que forem selecionados para a respectiva publicação. 

. O Editor Responsável poderá executar, com ou sem recomendação do Corpo Editorial, pequenas alterações de caráter meramente formal nos textos recebidos, de modo a adequá-los aos padrões da ABNT.

. O Corpo Editorial é integrado por membros com expertise em pesquisa científica, representantes de mais de um Estado da Federação, de alguns países, de várias áreas do Direito e do ensino jurídico.

. A Revista adota uma política para propiciar a exogenia, seguindo as diretrizes da CAPES em relação aos autores e coautores, estados em que estão inseridos o corpo editorial, permanentes ou ad hoc,  levando-se em conta a sede da revista.

. Em nenhuma hipótese a publicação implica alguma espécie de remuneração.

. Constitui infração ética grave submeter um mesmo manuscrito a mais de um periódico em lapso temporal inferior a 6 meses a contar da data de submissão do artigo à Revista Científica Disruptiva.

 

Declaração de Direito Autoral

A recepção dos trabalhos enviados à Revista Científica Disruptiva precederá de cadastro prévio. Nos casos de submissão pelo e-mail da revista, decorrentes de problemas no TI, o cadastro deverá ser feito imediatamente à volta do sistema. O autor responsável por submeter o texto deve informar todos os dados dos coautores, incluindo titulação acadêmica, vinculação institucional, se houver, e e-mail.

A Revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

As provas finais não serão enviadas aos autores;

 Os originais não serão devolvidos aos autores;

 Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Científica Disruptiva, entretanto o compartilhamento do trabalho terá o reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 Deve ser consignada a fonte de publicação original;

 As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;

 O autor autoriza a republicação e divulgação do artigo em sites especializados na área de direito. Autoriza, também, a publicação e/ou divulgação em redes sociais desde que primeiramente publicada na Revista Científica Disruptiva para garantir o ineditismo que é uma exigência da publicação.

 Os autores concedem à Revista Científica Disruptiva e a Faculdade de Direito do Complexo de Ensino Renato Sairaiva – CERS os direitos autorais de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e desde que identifique a publicação inicial nesta revista.

 Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online  após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Para isso, observar o Efeito do Acesso Livre em <http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html>.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.