Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A publicação de artigos na área do direito com ênfase nas Novas Tecnologias, no Ensino Jurídico e na Sociedade em Transformação. Recepciona artigos em português, inglês, espanhol e, pela via da excepcionalidade, em francês, italiano e alemão.

POLÍTICAS DE SEÇÃO

Avaliação pelos pares

A avaliação inicia-se por uma Desk Review onde é analisada a aderência com as normas da Revista e com a temática solicitada na edição, verificação de ineditismo e plágio e confirmação da titularidade dos autores. Após isso, segue para a análise Double Blind Review onde é realizada sem identificação de autores e pareceristas (presentes no corpo editorial ou ad hoc). Caso necessite revisões, o artigo é encaminhado de volta para o autor e então enviado de volta à Revista. Ao final da avaliação e aceitabilidade o artigo segue para edição de texto, editoração e por fim, publicação.

Periodicidade 

A revista Científica Disruptiva é semestral, com publicação de fascículo nos meses de junho e dezembro.

Políticas de Acesso Livre

As Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham papel fundamental para produção e disseminação do conhecimento por intermédio da pesquisa científica e tecnológica, determinantes para o desenvolvimento econômico e social, melhoria das condições de vida e desenvolvimento intelectual da população. Consubstanciada à produção acadêmica, a divulgação do conhecimento científico garante a interlocução entre os pares e a aproximação das IES com os diferentes grupos sociais oriundos das comunidades que as sediam. Nesse sentido, a Revista Científica Disruptiva almeja estimular o desenvolvimento social por meio do incentivo à produção na área do direito, com ênfase nas Novas Tecnologias, Ensino Jurídico e Sociedade em Transformação, além de atuar na democratização do conhecimento, pondo em circulação os textos acadêmicos e erigindo pontes cada vez mais sólidas entre a comunidade e a Academia.

Esta obra está licenciada com uma Licença a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Caso queira usar um dos nossos artigos para fins comerciais, entre em contato através do e-mail: [email protected] para devida autorização.

 Arquivamento

LOCKSS 

O sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) para assegurar arquivamento seguro e permanente do cache da sua revista, é suportado pelo OJS. LOCKSS é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém-publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração. 

CLOCKSS

Open Journal Systems também suporta a CLOCKSS (Controlled Lots of Copies Keep Stuff Safe) do sistema para garantir um arquivo seguro e permanente para a revista. CLOCKSS é baseado no software open source LOCKSS desenvolvido na Biblioteca da Universidade de Stanford que permite que bibliotecas preservem revistas selecionadas regularmente registadas. Cada arquivo é continuamente validado contra outros registros da biblioteca, e se o conteúdo for caracterizado como corrompido ou perdido, os outros registros ou a revista são usados para restaurá-lo.

 

CÓDIGO DE ÉTICA

A Revista Científica Disruptiva está sempre em busca de melhorias através da opinião dos autores, leitores, pareceristas e Equipe. Para que tenhamos esse caminho aberto com nossos usuários precisamos estar sempre atentos à ética e boa prática de conduta para com as nossas relações.

A Revista se compromete, em todos os artigos nela presente, indicar a identidade dos autores. Além disso, não são aceitos plágios e trabalhos já publicados. Só artigos originais.

Não serão cobradas taxas para submissão, publicação e leitura dos artigos.

AUTORES

Os autores devem se comprometer a trazer pesquisas que agregam a produção cientifica.

Não serão aceitos trabalhos que contenham plágio ou autoplágio. O artigo enviado será analisado no programa Plagium para detecção do mesmo. Trabalhos já publicados são desencorajados, porém, em casos excepcionais, considerando a sua magnitude que será avaliada pelo conselho editorial e sem a exclusão de análise do artigo pelo sistema duplo-cego. Caso as duas instâncias sejam concordes com a publicação deverá ser informado em nota de rodapé acerca do periódico/anais onde o texto foi anteriormente publicado.

Os autores devem estar atentos às normas da Revista e o que pedimos nas “Diretrizes para autores”. Observar a inclusão de todas as referências utilizadas, o uso de citações na forma “autor-data” e outros detalhes descritos nas diretrizes.

Imprescindível o envio da(s) biografia(s) do(s) autor(es) com os dados de maior escolaridade, instituição de vínculo, ORCID e e-mail inclusos.

Não submeter artigos que já estejam sendo avaliados por outras Revistas ou submeter artigos que já foram nos enviados, em outras revistas.

Os autores que enviarem manuscritos para a Revista Científica Disruptiva podem ser convidados para participar da avaliação através da blind review.

EDITORES

O editor está comprometido em sempre selecionar os melhores artigos de acordo com a temática da edição e, apesar de ter total autonomia nas tomadas de decisão, o editor é cercado por um comitê editorial, os consultores, e em grupo, decidem quanto a todos os aspectos da Revista.

As informações disponíveis nos artigos enviados não serão compartilhadas com outrem fora da equipe até a publicação oficial da edição.

Nenhuma distinção é feita no momento da tomada de decisão. Questões como raça, gênero, identidade religiosa ou qualquer outra forma de preconceito não é, de forma alguma, levada em consideração.

A Revista Científica Disruptiva se reserva o direito de retirar ou publicar erratas caso um artigo já publicado cometa alguma fraude ou plágio não identificado antes da publicação. A comissão editorial analisará e tomará a decisão final. A possível infração deverá ser enviada para o e-mail [email protected].

PARECERISTAS

A função dos pareceristas é auxiliar nas tomadas de decisão quanto ao aceite de artigos submetidos. Assim como os editores, os pareceristas não compartilham informações dos textos analisados até que eles sejam publicados.

Os avaliadores devem analisar de forma objetiva observando o teor do tema e se está adequado com as normas da Revista.

Cabe aos pareceristas apontar possíveis correções, sugestões de melhorias ou indicações de trabalhos que possam agregar o artigo que está sendo avaliado.

 

Qualquer dúvida, sugestão ou crítica encaminhe-nos um e-mail para [email protected].